PRAIA GRANDE 

ATribuna

Badoo

EMAIL 5C

Facebook

GMail

Gazeta PG

HC Barretos

HC S.Paulo

HI5

Hotmail

IG

LinKedin

MySpace

OrKut

PG Noticias

Socyer

Sonico

Tagged

Terra

Twiter

UOL

Yahoo

Blog Valencia

LigaPG

         

SAO PAULO - BR

TEL (13) 3016-0658

Jogada Esportiva - o informativo a serviço do esporte - d

inicial

PRESIDENTE DO ORANGEBALL FA , 

faz trabalho voluntário nos finais de semana

A matéria foi copiada da reportagem do Jornal Eletrônico Porto Gente e mostra que os nossos atletas, além de mostrar toda a sua classe dentro de quadra, mostra mais ainda fora dela, o atleta e Presidente do Orangeball FA, Roberto de Melo ,  é citado por fazer um enorme trabalho voluntário nos finais de semana em Escola de São Vicente, aonde ensina XADREZ, esporte que incentiva e eleva o intelecto do praticante, por essas e outras qualidades é que fazemos questão de registrar e dar os nossos Parabéns e pedir que continue sempre , abaixo a matéria completa, leiam que vale a pena!!!!
Portuário ensina jogo de xadrez para crianças de São Vicente
Texto publicado em 07 de Abril de 2009 - 01h11 -
da Reportagem PortoGente

Faça chuva ou sol, a rotina do portuário Roberto de Melo aos sábados é sempre a mesma: acordar cedo no dia de folga, pular da cama e correr para a Escola Municipal Mário Covas, em São Vicente (SP). Lá, as crianças participam do projeto ’’Eu Jogo Xadrez’’, desenvolvido pelo próprio Roberto em parceria com o idealizador do programa, o professor de Geografia Clayton Diógenes. Tamanha garra e vontade de ajudar ao próximo fazem deste portuário um exemplo na comunidade em que vive, tornando-o digno de ocupar o posto de Voluntário do Mês do PortoGente.

Roberto explica que os objetivos do ’’Eu Jogo Xadrez’’ são desenvolver a criatividade e imaginação das crianças, além de elevar a auto-estima dos meninos e meninas e estimular o pensamento lógico, a autoconsciência e fluidez de raciocínio. Com tudo isso em prática, os garotos de Roberto fizeram a Escola Mário Covas ser duas vezes campeã de etapas do Circuito Santista de Xadrez Escolar, trouxeram à entidade cerca de 60 medalhas e 15 troféus só no ano passado e transformaram a vida de um menino, Guilherme Araújo, campeão brasileiro de xadrez escolar em 2008.

“Sempre gostei de xadrez e soube por um sobrinho que a Escola Mário Covas tinha um projeto envolvendo o esporte. Procurei o professor Clayton e disse que gostaria de ajudá-lo. Desde 2007 nunca mais se desfez essa parceria. Felizmente, a demanda vem aumentando e passamos a aproveitar os alunos mais experientes na monitoria de quem está querendo aprender. Damos aulas gratuitas de xadrez para crianças de 6 a 15 anos, sempre aos sábados, das 10 às 11h30. Conseguimos até trazer um torneio para a área continental de São Vicente”.

 A empolgação deste portuário que trabalha diariamente em Cubatão se justifica. No ano passado, ele conseguiu levar cinco alunos do projeto ’’Eu Jogo Xadrez’’ para a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. E apesar dos parcos recursos, um dos meninos, Guilherme Araújo, conquistou o título brasileiro entre os alunos de 1ª série de todo o País. Para os que não entendem a graça do xadrez nem mesmo conseguem considerar a prática como um esporte, o portuário carrega na ponta da língua as explicações.

“O xadrez é mais que um esporte e seus amantes sabem que não estou mentindo. Tem gente que acha que só os chamados nerds têm paciência para o tabuleiro e o desenvolvimento do nosso projeto em uma região periférica de São Vicente derruba com classe este mito. A escola é o melhor polo para a difusão do xadrez e por meio dela outros tabus serão quebrados. Sabemos que, no Brasil, somente o futebol é valorizado. Mas a evolução que nossos alunos tiveram nos últimos meses foi fantástica. O esporte desenvolve estratégia e disciplina. É uma grande terapia”.

 


Crianças e adolescentes comemoram a oportunidade de aprender xadrez e mostram os títulos que já conquistaram

 

Aos 26 anos, Roberto de Melo ainda está solteiro, mas garante querer se casar e ter filhos. Mas enquanto o casamento não vem, aproveita o tempo para se dedicar ao trabalho voluntário, ensinando xadrez sem receber nada por isso. Formado em Tecnologia em Gestão de Logística Empresarial, ele não reclama da falta de tempo e prefere enfrentar o desafio. Como auxiliar administrativo de exportação da Gafor Logística, trabalha oito horas por dia em Cubatão. O tempo é escasso, mas ele garante dar um jeito para fazer o que gosta: ajudar ao próximo.

“É difícil até comentar, mas mesmo sem remuneração alguma, o prazer de ensinar xadrez é inquestionável. Ver nos olhos daquelas crianças a felicidade por se sentirem capazes de enfrentar os obstáculos de igual para igual com os demais me enche de orgulho. Nos torneios enfrentamos alunos de escolas particulares ou, ainda, filhos de mestres e mesmo assim a competição é em alto nível. Fazemos rifas para ir e vir das competições, as dificuldades são muitas, porém propiciar alegria às crianças não tem preço e agradeço a Deus por fazer parte disso”.

Quem quiser ajudar Roberto e Clayton pode doar tabuleiros e jogos. Muitas vezes eles não têm equipamentos básicos para os treinos, como relógios nas mesas. As ajudas podem ser feitas por meio dos telefones (13) 9707-4811 e (13) 3566-1636, ambos de Roberto, e (13) 9736-4553, de Clayton.

 mais detalhes acesse  http://www.portogente.com.br/ texto.php?cod=21890

OFA - ORANGEBALL FUTEBOL DE AMIGOS

Na festa de 7 anos, equipe comemora o 1º título de 2010

E aconteceu no domingo (21/03/2010), no Ginásio Mirins III , o Torneio da Amizade, reunindo 4 equipes da região, para homenagear a festa de 7 anos da equipe do Orangeball Futebol de Amigos. 

- " No inicio jogávamos futebol de campo, como era vontade de todos, mas devido as dificuldades de reunir um número grande de atletas pra competição, alguns choques de opiniões, outra é a cultura de rivalidade, que é muito grande no campo, em alguns momentos , esquecia-se do objetivo de jogar pra se divertir e vencer , sempre que possível, mas com respeito e humildade, diante disso optamos por nos reunir na quadra de futsal,  que mesmo com a rivalidade, sempre existiu respeito mutuo, diante disso ,  optamos por migrar pro salão, aonde , nos reunimos e jogamos as nossas partidas, no ano passado disputamos o nosso primeiro campeonato a nivel de competição Municipal e não nos saimos mal, que é o objetivo, se divertir e competir em alto nivel e esse ano, já estamos nos inscrevendo na I Copa Praia Grande Futsal " .. palavras do técnico e um dos fundadores da equipe o Tadeu.

No Torneio da amizade em comemoração aos 7 anos de fundação, foram convidadas as equipes , além do Orangeball, a PiraPG, Amigos do Marco e Resgate.

- No jogo de abertura o time do Orangeball enfrentou o time do PiraPG e se deu bem, venceu o jogo pelo placar de 7x0, na sequência jogaram as equipes do Amigos do Marco vs Resgate, num jogo pegado e equilibrado , a equipe dos Amigos do Marco, venceu por 4x3.

- Na disputa do 3º e 4º colocados, se enfrentaram as equipes do Pirapg e o Resgate, e quem se deu bem foi o time do Regate que venceu pelo placar de 4x0.

- Na final se enfrentaram as equipes do Orangeball e dos Amigos do Marco e a equipe aniversariante se deu bem, melhor postada em quadra venceu o jogo pelo placar de 6x2 o que lhe deu o título do torneio, o primeiro de 2010.

Todas as equipes foram premiadas com troféu comemorativo dos 7 anos de fundação da equipe.

   
ORANGEBALL AMIGOS DO MARCO
   

RESGATE

PIRAPG
       

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 7º ANIVERSÁRIO DO ORANGEBALL 

voltar
Jogada Esportiva - O Informativo a serviço do esporte-  2005@2010 - www.jogadaesportiva.xpg.com.br 

 email - jogadaesportiva@gmail.com  Praia Grande - São Paulo  - Brasil

 

www.jogadaesportiva.5c.com.br email: jogadaesportiva@gmail.com administração em www.5c.com.br 

Praia Grande - SP - Brasil - tel. (013) 3016-0658 - 2005@2011